~ Horizon Seekers ~
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrevista da revista NEWTYPE

+3
Paula Roveroni
Norm
Phii
7 participantes

Ir para baixo

Entrevista da revista NEWTYPE Empty Entrevista da revista NEWTYPE

Mensagem por Phii Qui Jan 20 2011, 16:32

Teve uma entrevista com o Revo em Junho do ano de 2010 (ano passado) da revista NEWTYPE (edição Coreana), sendo na mesma época da inauguração do Fã-Clube Oficial Coreano (Salon de Horizon Korea), lançamento do "Ido e Itaru Mori e Itaru Ido" e o lançamento de vários CDs de Sound Horizon na Coréia.

Nessa entrevista, foi perguntado a Revo algumas coisas sobre seus trabalhos e aqui ele falou que o Bonus Track de Seisen no Iberia (que você conseguirá ele resolvendo enigmas do site que ninguém ainda resolveu todos) realmente existe, mesmo ninguém tendo conseguido resolver os enigmas para pegá-lo...

Enfim, quem traduziu essa entrevista para inglês foi HIS MASK do Fórum Internacional, então agradeço pela tradução, porque sem ela, não estaria traduzindo para português. Enfim, vamos à entrevista.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma banda fantástica que canta histórias
(traduzi como Banda Fantástica no sentido de "Banda de Fantasia")
SOUND HORIZON
* * *

Um novo horizonte de Música

Sound Horizon (SH) é um grupo que tem uma musicalidade totalmente diferente de J-POP. Eles se denominam por Banda Fantástica/Fantasy Band (‘Gensou Gakudan’), denominam seus albums ‘Horizontes’ e se referem aos seus concertos como um país imaginário chamado ‘The Moving Kingdom Sound Horizon Kingdom / O Comovente (ou o que sempre se move) Reino Sound Horizon Kingdom (SHK)’. Nesse reino imaginário, Revo ―o líder e membro principal― é chamado de ‘Vossa Majestade’ e os fãs são chamados de ‘Laurants’, significando a população. Essa perfomance única se espalha como uma lenda para trazer mais Laurants (fãs). Apesar de SH não ser muito familiar por não pertencer ao gênero de J-POP e nem ser de músicas de anime, ainda é fascinante pela mesma razão.

A música de SH, na qual não pertence a um gênero em especial, pode ser expressada como ‘música histórica (STORY CD)’. Literalmente, seu objetivo principal é contar ‘histórias’. Em cada album, chamado de Horizonte, há histórias diferentes que mesmo sendo diferentes, todas se conectam umas com as outras, formando um único weltanschauung. Frequentemente há um mundo fantástico como cenário, onde trabalho com dramas humanos e as duas faces da raça humana, tais como morte e destino, a história do mundo e lendas sobre Deuses, e tem personagens originais que guiam a história, participando da mesma. Graças aos personagens que são irrealísticos como personagens principais de um desenho e tem personalidades fortes, os concertos de SH contém diversas coisas espetaculares para se ver. Não só como os cantores aparecerem no palco vestidos de seus personagens, mas também as diversas perfomances como em um musical, então a perfomance em si é um "palco de um mundo fantástico".

Como convidados, cantores familiares aos fãs de músicas de anime, como KAORI, que cantou músicas como tsubasa, dream scap e do anime "Tsubasa Chronicles" sobre o nome de FictionJunction KAORI e tem uma voz forte, e Haruka Shimotsuki, que cantou Toumei Shelter, a ED do anime Rozen Maiden, e seiyuus populares como Hikaru Midorikawa, Yuichi Nakamura, Norio Wakamoto e Minami Kuribayashi já participaram.

Individualmente, Revo trabalhou em OSTs de anime ou de jogos como GUNSLINGER GIRL e Leviathan. Especialmente em Ido e Itaru Mori e Itaru Ido, o single que veio depois de 2 anos, há novos apelos para esse grupo como VOCALOID "Miku Hatsune" participando como cantora.
* * *
ENTREVISTA: Revo

Conhecendo "A Vossa Majestade" de Sound Horizon!


A coisa mais fascinante de SH é a melodia única e viciante criada pelas pontas dos dedos absolutos de Revo. Para "contar" histórias efetivamente, o criador musical Revo produz diversas melodias que cruzam gêneros como rock, pop, jazz e música clássica. Ele, que é chamado de "Vossa Majestade" pelos seus fãs e ganha um amor infinito deles, está no controle de quase todas as composições das músicas de SH, escrevendo as letras e tocando os instrumentos e assim por diante, ele é o núcleo de SH! Nós falamos com o Revo, que veio apra a Coréia para a cerimônia de inauguração do Fã-Clube Oficial Coreano.

NT.― Eu ouvi falar que foi a primeira viagem pelo mar de SH. Você já esteve na Coréia pessoalmente antes?
Revo.― Não, nunca estive. Apesar da Coréia estar geograficamente perto do Japão, surpreendentemente há diversas coisas em relação nas quais eu não conhecia. Por exemplo, a impressão das pessoas andando nas ruas, o fato que apenas alguns poucos Coreanos pintaram seu cabelo, diferene dos jovens Japoneses. E também aprendi sobre o congestionamento na Coréia.

NT.― Você disse que costuma comer comidas Coreanas mesmo no Japão. Qual foi o prato mais impressionante que você comeu na Coréia?
Revo.― Hoje em dia, vários pratos Coreanos são vendidos no Japão que até mesmo são vendidos em lojas de conveniência, então eu como frequentemente. Já que eu gosto de comidas picantes, eu adoro kimchi (Vegetais, normalmente repolhos ou rabanetes, conservados em estilo Coreano. Normalmente tem uma pimenta vermelha em pó como ingrediente), mas ele é mais um prato pra acompanhamento que um prato principal…. Como sopa de carne e bibimbob (Arroz misturado em uma tigela com diversos ingredientes como vegetais, carne moída, e pimenta coreana, daquelas em pote...), como esse tipo de comida bastante mesmo no Japão. Na Coréia, como se chamava mesmo... uma cozinha real? Eu comi um hanjungshik (É um tipo de... como posso explicar, aquelas comidas servidas em ordem certa por percursos, mas essa tem quase todos os "percursos" ficam na mesma ao mesmo tempo) que tinha vários pratos pra acompanhamento. Estava delicioso.

NT.― O que te fez lançar albums e criar o primiero fã-clube oficial na Coréia?
Revo.― Não por 1~2 anos atrás, mas por 5 anos, eu sabia da existência dos fãs coreanos. Eu os conheci principalmente pela internet. Haviam menos fãs coreanos do que agora, mas haviam fãs que torceram por SH mesmo não tendo albums lançados na Coréia. Por isso, eu concordei com o pedido de uma gravadora coreana para lançar os albums e criei o fã-clube.

NT.― Quando você começou a compor?
Revo.― Eu comecei a compor músicas há um belo tempo atrás. Por falar nisso, eu estive trabalhando sob SH por quase 10 anos agora. Comecei compondo músicas sem letras, como BGMs de filmes ou jogos. Com melodias que pareciam criar imagens na mente de alguém, eu comecei a ter uma vontade de "criar um cenário de uma história em música". Comecei a contar histórias por meio de letras por volta de 8 anos atrás.

NT.― O nome "Sound Horizon" parece especial. Qual é o significado dele?
Revo.― Literalmente, Sound/Som significa "música" ou "possuindo música". Pense de Horizon/Horizonte como um "mundo". É um "horizonte ilimitado" de um mundo que você está vendo. Esse mundo se espalha para fora da visão, mas primeiramente, nós expressamos o mundo que você vê usando som. Já que o horizonte muda de lugar onde a pessoa que estiver escutando ao som no qual onde é localizado muda, não é um território exato. Isso também quer dizer que se você olhar para diversos horizontes, você conseguirá ver diversos mundos ou até mesmo o mundo todo. No mesmo contexto, nós chamamos nossos albums de horizontes, que significam "uma história" ou "um mundo". Eu pensei que "horizonte" seria mais fácil pra reconhecer como uma palavra-chave ao invés de uma história de SH.

NT.― SH é uma forma rara de banda que tem diversos convidados músicos que participam com você no centro de tudo. Algumas vezes, os cantores mudam em cada album, e vários seiyuus participam também. Você tem algum tipo de padrão especial para escolher os membros?
Revo.― É fácil juntar pessoas. Porém, não é necessário habilidades produtivas para juntar as pessoas, mas sim para colocar as pessoas certas nos lugares certos. Um padrão para escolher membros existe, mas é um tanto difícil de explicá-lo. Cada membro tem seu ou sua próprio(a) padrão que me fisgou nela ou nele.

NT.― A letras com forma de história com linguagens e histórias de diversos países são impressionantes. Onde você consegue o material para suas músicas?
Revo.― Não tem nenhum modo especial; apenas me vem à cabeça em vários momentos. Às vezes vem naturalmente, por exemplo, eu imagino o drama quando vejo algo, como uma construção, feita dos esforços e pensamentos daspessoas. Na verdade, eu nunca me inspiro quando escutou música.

NT.― As ilustrações das capas dos CDs de YOKOYAN tem um grande papel na visão do mundo de SH. Como as capas e os character designs são feitos?
Revo.― Eu peço as ilustrações depois de eu dar umas informações sobre o álbum. Tem algumas vezes que eu dou apenas informações vagas para YOKOYAN, mas normalmente eu costumo dar informações detalhadas, como no que o personagem aparece no álbum, que suas características são assim e então eu quero que o tamanho de seus cabelos e cor seja de tal jeito.

NT.― A música de SH tem uma individualidade bem forte. Alguns outros trabalhos influenciaram em suas músicas?
Revo.― Há várias músicas que eu adoro, mas, como eu disse antes, eu não fui influenciado por outras músicas. Se eu compor após escutar música, acaba se tornando semelhante com a que eu acabei de escutar, e eu não quero usar esse método. Pessoalmente, eu escuto música de vários gêNeros e gosto de rock. Gosto de Led Zeppelin, Beatles e Joe Hisaishi. Entre atores de filmes, eu gosto de Johnny Depp, e entre figuras históricas eu gosto de pessoas como Napoleão e Da Vinci, apesar de eu nunca tê-los conhecidos.

NT.― Que músicas ou albums você sugere para os leitores da "NEWTYPE"?
Revo.― Eu ficaria feliz se escutassem todas as músicas, mas, bem, escutar as novas músicas seria o melhor. "Ido e Itaru Mori e Itaru Ido (Idoido)", que será lançado no Japão, e também será lançado na Coréia. Eu ficaria feliz se escutassem esse CD.

NT.― Você finalmente lançou um maxi single depois de 2 anos. Por favor, introduza "IdooIdo" que será lançado no Japão.
Revo.― Se eu falar sobre a história agora, então o prazer dos ouvintes irá diminuir. Então, por favor, entenda a história ouvindo a música. Como é um prológo de um album que ainda será lançado,a história de "Idid" não termina no single. Espere para ver como as histórias serão conectadas.

NT.― Conte-nos dos seus planos recentes e o que você planeja fazer para a Coréia mais tarde.
Revo.― 19 de Junho é meu aniversário, então eu vou fazer um show de aniversário no Japão. Entre os ensaios, eu arrumei um tempo para vir para a Coréia para o fã-clube Coreano. É a primeira vez que venho para a Coréia, e é a primeira vez que estou conhecendo vocês de perto, fãs coreanos. Esse é apenas o começo. Como eu estou pensando em fazer vários eventos no futuro, eu ficaria agradecido se vocês esperassem por eles.

NT.― Por último, por favor, dê uma mensagem para os leitores da NT.
Revo.― <NEWTYPE> é uma revista que distribui informações sobre vários animes. Apesar de SH não pertencer ao gênero anime, eu escutei pessoas perguntando "SH pertence aonde?" diversas vezes no Japão por causa das histórias com weltanschauung e as ilustrações. Algumas pessoas consideram uma anisong (música de anime) em um sentido âmplo, mas algumas pessoas não. Na minha opinião, eu não me importo para que gênero pertence (risada), mas por diversas razões, como o fato de ter vários seiyuus participando, acho que a música de SH é mais fácil de ser aceita por pessoas que gostam de animes. Eu quero fazer as pessoas saberem que esse tipo de música existe.
***
Estou curioso, Vossa Majestade!

NT.― Você fala várias línguas. Quantas línguas você fala exatamente, Vossa Majestade?

Revo.― Não tem muitas línguas em que eu sou ótimo, mas tem algumas línguas que eu consigo ler. No momento, estou estudando coreano, e só consigo fazer conversas simples. Entre as palavras que aprendi recentemente, eu gosto mais de 맛있어요 (masisseoyo, "É delicioso") (risada). É uma boa palavra.

NT.― Entre todos os horizontes lançados, qual é o seu favorito?

Revo.― Não consigo decidir.

NT.― Qual foi o acontecimento mais impressionante com os Laurants ou o presente mais impressionante deles?

Revo.― Há tantos acontecimentos. Todos os tipos de presentes são apreciados, mas eu fico mais feliz com presentes que tem ideias brilhas e diversas pessoas participando nele, como escrever mensagens em lenços e ligá-los.

NT.― O que você faz nos feriados?

Revo.― Eu leio livros, vejo filmes, ou simplesmente ando na rua….

NT.― Que tipo de livros você costuma ler? Você ter algum anime ou desenho que gosta?

Revo.― Metade do que eu leio, eu leio para estudar. Vários dos livros são relacionados com história e cultura, eu leio livros de arquitetura também se eu quero estudar isso… mas se eu entendo ou não já é uma outra história (risada). Leio livros de diversos gêneros. Na verdade, eu não assisto animes, mas eu leio algumas tiras de jornal ou revistas às vezes.

NT.― Tem alguma razão em especial do Jimang sempre fazer personagens que têm barba?

Revo.― Não é como se eu sempre insistisse em barbas, mas elas não combinam com o Jimang, já que ele está na meia-idade?

NT.― O secret track de Seisen no Iberia realmente existe? Você não pode nos dar uma dica?

Revo.― Existe. Porém, eu não posso dar uma dica. Resolvam-o vocês mesmos, por favor.

Phii
Representante da Haruka Shimotsuki
Representante da Haruka Shimotsuki

Mensagens : 1256
Data de inscrição : 03/08/2010
Idade : 27
Localização : Deitada em um caixão de vidro ~

http://mtime25.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista da revista NEWTYPE Empty Re: Entrevista da revista NEWTYPE

Mensagem por Norm Qui Jan 20 2011, 17:18

NT.― A letras com forma de história com linguagens e histórias de diversos países são impressionantes. Onde você consegue o material para suas músicas?
Revo.― Não tem nenhum modo especial; apenas me vem à cabeça em vários momentos. Às vezes vem naturalmente, por exemplo, eu imagino o drama quando vejo algo, como uma construção, feita dos esforços e pensamentos daspessoas. Na verdade, eu nunca me inspiro quando escutou música.
AHAM, ME ENGANA QUE EU GOSTO. Ele deve pesquisar PRA CARALHO pra construir toda a ambientação da história e tudo mais. Duvido muito que ele simplesmente tenha tirado Seisen no Iberia e Märchen do nada.
NT.― A música de SH tem uma individualidade bem forte. Alguns outros trabalhos influenciaram em suas músicas?
Revo.― Há várias músicas que eu adoro, mas, como eu disse antes, eu não fui influenciado por outras músicas. Se eu compor após escutar música, acaba se tornando semelhante com a que eu acabei de escutar, e eu não quero usar esse método. Pessoalmente, eu escuto música de vários gêNeros e gosto de rock. Gosto de Led Zeppelin, Beatles e Joe Hisaishi. Entre atores de filmes, eu gosto de Johnny Depp, e entre figuras históricas eu gosto de pessoas como Napoleão e Da Vinci, apesar de eu nunca tê-los conhecidos.
Ri disso. Mas espera... Isso significa que ele já conheceu Johnny Depp e esse povo todo? ._.
NT.― Você fala várias línguas. Quantas línguas você fala exatamente, Vossa Majestade?

Revo.― Não tem muitas línguas em que eu sou ótimo, mas tem algumas línguas que eu consigo ler. No momento, estou estudando coreano, e só consigo fazer conversas simples. Entre as palavras que aprendi recentemente, eu gosto mais de 맛있어요 (masisseoyo, "É delicioso") (risada). É uma boa palavra.
Reparem que ele não respondeu à pergunta Entrevista da revista NEWTYPE 536194
NT.― Que tipo de livros você costuma ler? Você ter algum anime ou desenho que gosta?

Revo.― Metade do que eu leio, eu leio para estudar. Vários dos livros são relacionados com história e cultura, eu leio livros de arquitetura também se eu quero estudar isso… mas se eu entendo ou não já é uma outra história (risada).
Não falei?
NT.― O secret track de Seisen no Iberia realmente existe? Você não pode nos dar uma dica?

Revo.― Existe. Porém, eu não posso dar uma dica. Resolvam-o vocês mesmos, por favor.
Troll Revo is troll.

Enfim, ótima tradução, Phii! :3 Obrigado principalmente por colocar o link do weltanschauung, porque quando eu li eu não fazia idéia do que diabos era isso mas sou um preguiçoso bobão que não foi procurar :p Não que isso venha ao caso, mas
Norm
Norm
Ori no Naka no Yuugi
Ori no Naka no Yuugi

Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 32
Localização : Em minha lâmpada, esperando algum tolo me libertar para então eu destruir o Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista da revista NEWTYPE Empty Re: Entrevista da revista NEWTYPE

Mensagem por Paula Roveroni Qui Jan 20 2011, 17:21

Nossa, deve ter dado um trabalhão traduzir isso, hein? Fico grata, Phii. <33


NT.― Tem alguma razão em especial do Jimang sempre fazer personagens que têm barba?

CARA COMO EU RI ALTO DISSO, MAS TIPO, TINHA QUE TER PERGUNTADO PORQUE SEMPRE É UM VELHO, E PEDOFILO, E SAFADO, E DO MAL E LOL.

E eu tinha várias coisas pra falar sobre a entrevista, mas to sem vontade agora... Depois edito isso aqui
Paula Roveroni
Paula Roveroni
Ori no Naka no Yuugi
Ori no Naka no Yuugi

Mensagens : 1573
Data de inscrição : 07/08/2010
Idade : 27
Localização : Dentro de uma gaiola, me perguntando quem está mentindo no mundo de Roman.

http://elysiun.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista da revista NEWTYPE Empty Re: Entrevista da revista NEWTYPE

Mensagem por Norm Qui Jan 20 2011, 17:26

Ah, esqueci de comentar isso... Tipo, Abyss não tem barba >: Tá, tem no PV, mas... Savant também não, tem bigode >: Auguste também não tem, o velho tarado de Moira também não, o Noah também não... :2
Norm
Norm
Ori no Naka no Yuugi
Ori no Naka no Yuugi

Mensagens : 1221
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 32
Localização : Em minha lâmpada, esperando algum tolo me libertar para então eu destruir o Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista da revista NEWTYPE Empty Re: Entrevista da revista NEWTYPE

Mensagem por Maknae Sex Jan 21 2011, 09:41

REVO TROOOLL OWNANDO EM TODA A ENTREVISTA <3 ~

Maknae
Maknae
Representante da Kaori
Representante da Kaori

Mensagens : 2251
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 26
Localização : No horizonte infernal do Crato, perto da casa do Shaytan, lá pelo caminho de Abyss, pegando a esquina do apê do Thanatos, sacomé né.

http://brennaland.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista da revista NEWTYPE Empty Re: Entrevista da revista NEWTYPE

Mensagem por Wispyweed Sex Jan 21 2011, 13:02

Entrevista sugoi Entrevista da revista NEWTYPE 778746 *nem sabe o que comentar*

Also, troll Revo is troll.
Wispyweed
Wispyweed
Shizunda Utahime
Shizunda Utahime

Mensagens : 847
Data de inscrição : 28/12/2010
Idade : 25
Localização : Queensland

http://ultradarkgravity.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista da revista NEWTYPE Empty Re: Entrevista da revista NEWTYPE

Mensagem por Phii Ter Jan 25 2011, 09:47

NT.― A letras com forma de história com linguagens e histórias de diversos países são impressionantes. Onde você consegue o material para suas músicas?
Revo.― Não tem nenhum modo especial; apenas me vem à cabeça em vários momentos. Às vezes vem naturalmente, por exemplo, eu imagino o drama quando vejo algo, como uma construção, feita dos esforços e pensamentos daspessoas. Na verdade, eu nunca me inspiro quando escutou música.
AHAM, ME ENGANA QUE EU GOSTO. Ele deve pesquisar PRA CARALHO pra construir toda a ambientação da história e tudo mais. Duvido muito que ele simplesmente tenha tirado Seisen no Iberia e Märchen do nada.
NT.― A música de SH tem uma individualidade bem forte. Alguns outros trabalhos influenciaram em suas músicas?
Revo.― Há várias músicas que eu adoro, mas, como eu disse antes, eu não fui influenciado por outras músicas. Se eu compor após escutar música, acaba se tornando semelhante com a que eu acabei de escutar, e eu não quero usar esse método. Pessoalmente, eu escuto música de vários gêNeros e gosto de rock. Gosto de Led Zeppelin, Beatles e Joe Hisaishi. Entre atores de filmes, eu gosto de Johnny Depp, e entre figuras históricas eu gosto de pessoas como Napoleão e Da Vinci, apesar de eu nunca tê-los conhecidos.
Ri disso. Mas espera... Isso significa que ele já conheceu Johnny Depp e esse povo todo? ._.
Lol, fato Norm XD Ele deve pesquisar pra caramba, duvido que não pesquise.
E também não entendi isso, Norm ._. sei lá, pelo jeito até parece que ele já conheceu o Johnny Depp... A não ser que ele tenha se referido a todos hm

Enfim, ótima tradução, Phii! :3 Obrigado principalmente por colocar o link do weltanschauung, porque quando eu li eu não fazia idéia do que diabos era isso mas sou um preguiçoso bobão que não foi procurar :p Não que isso venha ao caso, mas

Obrigada mesmo! XD Tá que traduzi meio na pressa e deve ter alguns errinhos, mas obrigada :3

E fato, Revo é muito troll.

Phii
Representante da Haruka Shimotsuki
Representante da Haruka Shimotsuki

Mensagens : 1256
Data de inscrição : 03/08/2010
Idade : 27
Localização : Deitada em um caixão de vidro ~

http://mtime25.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista da revista NEWTYPE Empty Re: Entrevista da revista NEWTYPE

Mensagem por Ichy YT Ter Jan 25 2011, 11:24

Adorei a entrevista xDD

NT.― O secret track de Seisen no Iberia realmente existe? Você não pode nos dar uma dica?

Revo.― Existe. Porém, eu não posso dar uma dica. Resolvam-o vocês mesmos, por favor.
Como se fosse possível resolver, okay eu não entendo japonês mais eu e minha amiga tentamos trocentos jeitos resolver possíveis e não conseguimos, conta ai Revo você jogou um feitiço nessa música para ninguém escuta-la, pois ela responde todas as nossas dúvidas sobre SH -QQQ

Sabia que o destino do Jimang era ser um velho tarado xDD
Ichy YT
Ichy YT
Lion
Lion

Mensagens : 39
Data de inscrição : 22/12/2010
Idade : 30
Localização : Além das nuvens

http://twitter.com/#!/Ichigo_YuujiT

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista da revista NEWTYPE Empty Re: Entrevista da revista NEWTYPE

Mensagem por Koneko Sex Jan 28 2011, 13:35

Obrigada por traduzi Phii *-*
fico muito bom o/
NT.― O secret track de Seisen no Iberia realmente existe? Você não pode nos dar uma dica?

Revo.― Existe. Porém, eu não posso dar uma dica. Resolvam-o vocês mesmos, por favor.
Revo nos trollando como sempre >:
não sei porque mais isso me lembro o Bilu ''eu só peço que busquem conhecimento'' ou alguma coisa do tipo Entrevista da revista NEWTYPE 81891
Koneko
Koneko
Ori no Naka no Yuugi
Ori no Naka no Yuugi

Mensagens : 1263
Data de inscrição : 01/01/2011
Idade : 27
Localização : Nas terras distantes de Alagësia passando as férias na colina meio-sangue

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista da revista NEWTYPE Empty Re: Entrevista da revista NEWTYPE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos